APREMAT realiza evento de capacitação estadual para RPPS em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

A diretora do PREVICÁCERES, Luana Aparecida Ortega Piovesan, na função de Presidente da APREMAT liderou os trabalhos de realização do 7º Encontro de Gestores de RPPS do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Tribunal de Contas (TCE-MT), sob a coordenação do Conselheiro Substituto Ronaldo Ribeiro de Oliveira.

O evento de capacitação que teve como tema “A Reforma da Previdência e a Sustentabilidade dos RPPS”, ocorreu entre os dias 29 a 31 de outubro de 2019, na cidade de Cuiabá, ocasião em que se discutiu temas contemporâneos de gestão previdenciária, além de abordar e debater as significativas alterações e impactos da Proposta da Emenda Constitucional, em tramitação no Senado Federal.

Luana ressalta que toda a Diretoria da APREMAT contribuiu com a propositura e formatação do evento, que reuniu mais de 600 participantes, de mais de 60 RPPS representados, além de agregar gestores e membros de RPPS dos Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

Durante a abertura do evento, Luana ressaltou as significativas adequações na gestão pública dos Entes Federativos com a publicação da PEC da Reforma da Previdência, que já foi aprovada em segundo turno pelo Senado Federal, bem como da “PEC paralela”, ainda em tramitação no Congresso.

Além dos posicionamentos dos demais Conselheiros Substitutos presentes, o Conselheiro Ronaldo Ribeiro de Oliveira enalteceu a adesão dos gestores, técnicos e membros de conselhos curadores e comitês de investimentos presentes no auditório e dispostos a discutir o tema, e, de igual maneira ressaltou o compromisso e preocupação do TCE-MT com a sustentabilidade dos RPPS.

A parceria entre o TCE-MT e os gestores de RPPS de Mato Grosso, atualmente representada pela APREMAT, ganhou força nos últimos anos diante da eminente preocupação em capacitar os Entes Federativos na sua missão desafiadora em gerir previdência dos servidores públicos municipais, frente a crise financeira dos órgãos patrocinadores.

O evento proporcionou relevante grade de programação, que contou com reconhecidos palestrantes que militam nas discussões e grupos de trabalhos que propõem alterações e regulamentações da gestão previdenciária.

A capacitação, organizada pela APREMAT e TCE-MT, contou com o apoio institucional do SPREV (Secretaria de Previdência), vinculada ao Ministério da Economia, da ABIPEM e da ANEPREM.

O PREVICÁCERES aproveitou a oportunidade e capacitou seu quadro funcional, além de conselheiros de gestão e fiscal que recém foram empossados nessas funções, como forma de fortalecer suas ações e demonstrar comprometimento com a gestão previdenciária de Cáceres, frente as mudanças vindouras.