Controladora Interna do PREVICÁCERES participa de painel no evento 7º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso

A controladora interna do PREVICÁCERES, Vanessa Ferreira, abordou o tema “Governança e Controle: Rotinas Internas aplicadas aos RPPS”, na grade de programação do 7º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso, que ocorreu entre os dias 29 a 31 de outubro, na cidade de Cuiabá.

O evento técnico científico foi organizado pela APREMAT e pelo TCE-MT, como o objetivo de difundir e aprimorar conhecimentos de gestão previdenciária, que proporcione a sustentabilidade dos RPPS.

A temática abordada pela Controladora buscou compartilhar formas de implantação de procedimentos de controle e práticas de governança corporativa na gestão previdenciária, com o intuito de contribuir com os profissionais que atuam na controladoria interna e conselhos dos RPPS.

Nesse propósito, Vanessa argumenta que “a implantação de rotinas internas de controle e de governança são essenciais para garantir a sustentabilidade dos RPPS, além disso, é importante que se discuta a funcionalidade dos instrumentos de transparência, accountability, responsabilidade e participação dos segurados na gestão de seu RPPS”.

Vanessa também apresentou recentemente um artigo científico, na Universidade Federal de Uberlândia, durante o 3º Congresso UFU de Contabilidade, o qual também abordou a temática de Controle Interno nos Regimes Próprios de Previdência Social. Tal pesquisa teve como Co-autor o Gerente de Finanças do PREVICÁCERES, Anderson Luiz Caitano Ribeiro, e foi indicada à premiação dos melhores trabalhos do evento, na área de Contabilidade Pública.